venture@ventureautomacao.com.br(16) 3368-8763(19) 99767-6086
28.02.2021 - Categoria: Automação, Novidades

Painel Pneumático

painel pneumático

Painel Pneumático

O painel pneumático tem sido utilizado há anos nos diversos setores industriais, devido à sua confiabilidade, simplicidade na confecção, fácil manutenção e custo-benefício. Além disso, por conta de seu princípio de operação, que utiliza principalmente ar comprimido, é ideal para áreas classificadas, nas quais devem ser minimizados riscos de explosão e choques elétricos. Assim, integrando ao painel pneumático componentes de automação, tais como botões, temporizadores e válvulas comandados por ar, é possível controlar processos e equipamentos de forma eficiente.

A seguir, serão apresentadas as principais etapas para projeto e montagem do painel pneumático e como a Venture pode contribuir nesse processo.

 

 

Por que utilizar um painel pneumático?

 

Utilizar um painel pneumático nas linhas de produção industrial tem benefícios notáveis. Conforme citado anteriormente, os painéis pneumáticos apresentam alta confiabilidade e um ótimo custo benefício, quando comparados a sistemas eletrônicos de controle.

Assim, quando as aplicações não exigem alto desempenho no monitoramento de posições, integração com sistemas de supervisão ou lógicas complexas de funcionamento, o painel pneumático é altamente indicado. Caso contrário, um painel eletropneumático pode ser concebido. Continue lendo, mais abaixo esse tópico também será tratado nessa publicação.

painel pneumático

 

  • Design e montagem simplificados;
  • Indicado para áreas classificadas e com riscos de explosão ou choques elétricos;
  • Tempo de instalação e manutenção reduzidos;
  • Custos de reparos e manutenção reduzidos.

Construtivamente, o painel pneumático se assemelha a um painel de comando elétrico. Dessa forma, é comum que os elementos pneumáticos de controle sejam montados dentro de um quadro, podendo esse ser de aço inox – quando for necessário resistência à corrosão -, aço pintado ou em caixas à prova de explosão (ATEX). Geralmente, esses quadro são fixados próximos aos equipamentos que serão controlados, a fim de minimizar perdas de carga (pressão).

 

Como dimensionar um painel pneumático?

Inicialmente devem ser compreendidas quais as funcionalidades que se deseja obter ou quais os acionamentos serão realizados a partir do painel pneumático. A partir desses, é possível especificar os componentes pneumáticos que irão compor o painel. Além das quantidades e usos, também é importante entender quais as condições de operação dos dispositivos, principalmente a vazão, pressão e qualidade do ar comprimido exigida por cada um deles.
componentes painel pneumático

Lista de Equipamentos que serão automatizados

O painel pneumático pode controlar e atuar cilindros pneumáticos, válvulas pilotadas, atuadores pneumáticos, entre outros. Primeiramente, é necessário identificar cada um dos componentes que serão utilizados e suas condições de operação. Em seguida, é importante entender qual o número de acionamentos requisitados por cada dispositivo (cilindros dupla ação, por exemplo, demandam válvulas pneumáticas de 5 vias e 2 posições, enquanto cilindros de simples ação vão demandar válvulas pneumáticas de 3 vias e 2 posições).

 

Condições Operacionais

Após a identificação dos componentes podem ser obtidas as condições operacionais do painel, seja na vazão de ar comprimido que deve ser entregue a cada dispositivo (consumo), seja na pressão de trabalho de cada atuador. Além disso, a velocidade ou intervalo necessário para atuação dos dispositivos pode demandar válvulas reguladoras de fluxo ou temporizadores pneumáticos. Sobretudo, além da vazão e pressão do ar comprimido, devem ser considerados os aspectos de filtragem e lubrificação do ar.

Lógicas de Operação

Geralmente, sistemas pneumáticos trabalham seguindo ordem de acionamentos e temporizações. Assim, é necessário identificar se serão necessários elementos de verificação dos acionamentos, como fins de curso mecânicos, que ao serem atingidos iniciam novo acionamento. Além disso, botoeiras, alavancas e botões pneumáticos podem ser utilizados para iniciar ou interromper o funcionamento do equipamento que será automatizado.

De posse das informações enumeradas acima, é possível dimensionar os elementos que irão compor o painel pneumático. Concomitantemente à escolha dos itens principais do painel, como válvulas, filtros, reguladores, temporizadores, com características que atendam aos requisitos do projeto e dos equipamentos,  o dimensionamento também passa pela seleção das conexões e mangueiras, em diâmetro adequado, para não causar restrições de fluxo ou perda de pressão nas linhas de ar comprimido.

Cuidados na Montagem

Mesmo se tratando de um procedimento simples, alguns cuidados devem ser tomados ao realizar a montagem do painel pneumático:

Identifique os componentes e as mangueiras, utilizando cores diferentes ou marcações;

Cuidado com as conexões e passagem de mangueiras, a fim de evitar restringir o fluxo de ar ou gerar vazamentos;

Realize testes de estanqueidade do painel pneumático em bancada, a fim de identificar vazamentos e garantir a eficiência;

Realize testes de lógica e de segurança, verificando o correto funcionamento de botões, botoeira de emergência e fins de curso;

Painel Eletropneumático

Quando a automação necessita de lógicas mais complexas,  podem ser associados comandos elétricos e pneumáticos em um mesmo painel. Nesse caso, válvulas e botões pneumáticos podem ser substituídos por válvulas solenoides e botões com contatos elétricos, com funcionamento semelhante ao descrito anteriormente. De mesma forma, os fins de curso mecânicos podem ser substituídos por sensores, indutivos ou fotoelétricos.

Além disso, podem ser integrados CLPs e IHMs ao painel, ampliando as possibilidades de lógica e controle. Simultaneamente, para maior organização e efetividade da montagem, as válvulas solenoides podem ser montadas em blocos distribuidores.

painel eletropneumático

Conte com a Venture

Mesmo que aplicados em automações mais simples, muitos cuidados devem ser tomados antes de utilizar um painel pneumático. Assim, é preciso dimensionar os componentes e garantir a qualidade na montagem, para que seu comprovado custo benefício seja realmente atingido. Para isso, conte com a Venture! Possuímos amplo conhecimento em automação pneumática, com mais de 25 anos de experiência, e profissionais de excelência para dimensionar, montar e instalar painéis pneumáticos. Entre em contato conosco!

Fique por dentro das novidades!
Cadastre-se e receba nossas dicas por WhatsApp e E-mail.

Fale conosco

venture@ventureautomacao.com.br

(16) 3368-8763

(19) 99767-6086

Av. Getúlio Vargas, 2260B, Vila Lutfalla | São Carlos SP | CEP 13570-390