venture@ventureautomacao.com.br(16) 3368-8763(19) 99767-6086
21.09.2020 - Categoria: Automação, Indústria, Rede de Ar Comprimido

Instalação de Rede de Ar Comprimido

instalação de rede de ar comprimido

A correta Instalação de Rede de ar comprimido pode minimizar custos futuros e diminuir a manutenção das redes de ar.

Mesmo após o dimensionamento e projeto, erros na instalação da rede de ar comprimido podem gerar perdas de energia no transporte do ar comprimido e aumento dos custos anteriormente estimados. Para evitar isso, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes da instalação. Nesse sentido, serão apresentados alguns aspectos que necessitam de atenção durante a instalação de rede de ar comprimido.

 

Cuidados na Instalação da Rede de Ar Comprimido

O objetivo das redes de ar comprimido é simples: fornecer ar comprimido com volume e pressão suficientes e boa qualidade para alimentar os componentes que requerem ar comprimido. Dessa forma, a rede instalada deve proporcionar operação com o mínimo de consumo de energia, mínima perda de carga, qualidade do ar para evitar falhas nos equipamentos e garantir a eficiência da produção. Alguns cuidados devem ser tomados durante a instalação da rede de ar comprimido. A seguir, são listados alguns deles:

Conexões da Rede de Ar Comprimido: 

Conexões com ângulos retos tendem a gerar quedas de pressão e maior turbulência no interior das tubulações. Essa queda de pressão interfere diretamente na eficiência da rede e conforme ela aumenta, também aumenta a perda de energia. Quando possível, utilize preferencialmente conexões com raio de curvatura mais longo e em ângulo de 30° a 45°.

Junto às conexões, podem ocorrer vazamentos que, por sua vez, irão promover perda da vazão gerada pelo sistema de compressão. Portanto, o uso de engates rápidos ou tubulações que permitam facilidades no trabalho de solda são recomendadas.

Instalação da Rede de Ar Comprimido com derivações e ramais:

É comum e geralmente necessário que a rede de ar comprimido possua derivações e ramificações para alimentar equipamentos pneumáticos e pontos de limpeza. Nessas situações, a alimentação dos pontos de consumo deve ser feita pela parte superior da rede. Assim, evita-se que o fluxo de ar arraste água do condensado que pode existir no interior da rede.  Além disso, uma leve inclinação na rede, em até 2% no sentido de fluxo, também pode auxiliar a reduzir esse problema.

Nos pontos de alimentação é recomendado a utilização de unidades de tratamento do ar comprimido. Substâncias indesejáveis podem estar contidas no ar, além do condensado, como óleo ou poeira, que podem causar prejuízos aos equipamentos pneumáticos e aumentar custos de produção. Por isso, devem ser avaliadas as necessidades de cada equipamento e escolhidos quais elementos de tratamento de ar serão utilizados.

Fixações da rede de ar comprimido:

Para facilitar a instalação da rede de ar comprimido, quando as tubulações são aéreas, pode ser aproveitada a infraestrutura elétrica para realizar a fixação. Nesses casos, eletro-calhas e dutos podem ser utilizados como suporte. Cuidado deve ser tomado na quantidade de suportes utilizados, para evitar que as tubulações – principalmente as plásticas – sofram flexão. Do mesmo modo, vãos livres com comprimento superior a 1 metro podem causar o mesmo efeito.

É importante planejar antes de realizar a instalação da rede de ar comprimido e sua fixação eventuais desvios e obstruções físicas encontradas na planta industrial. Frequentemente, essas podem levar ao uso excessivo de curvas, que por sua vez aumentarão quedas de pressão localizadas na rede, prejudicando a eficiência.

 

Qual material usar na Rede de Ar Comprimido

Para garantir a durabilidade e baixa manutenção, escolher o material correto para cada tipo de instalação é fundamental. Em geral, duas opções se destacam: materiais plásticos e materiais metálicos.

 Tubulações em PPR: 

Tubulações plásticas apresentam alguns benefícios em relação a tubulações metálicas, principalmente devido a alta resistência à corrosão. A ausência de corrosão impede que o material se deteriore e cause obstruções no interior das tubulações. Além disso, devido ao acabamento superficial interno, as tubulações em PPR apresentam menor rugosidade que tornam o fluxo de ar menos turbulento e diminuem perdas de carga.

 

As tubulações em PPR, material atóxico, apresentam ainda facilidade na instalação da rede de ar comprimido, por serem leves, fáceis de transportar e montar. Por isso, A Venture utiliza em suas instalações de redes de ar comprimido a linha TOPAIR da TOPFUSION,  que apresenta alto custo benefício, ausência de vazamentos e 50 anos de garantia.

Tubulações em Alumínio: 

Em contrapartida, em locais nos quais existe alta temperatura nas proximidades da rede de ar comprimido ou prolongada exposição ao sol e intempéries, recomenda-se o uso de tubulações metálicas na instalação da rede de ar comprimido. Para esses casos, o uso do alumínio é uma alternativa viável, devido a resistência a corrosão, leveza e facilidade de montagem. Em seu portfólio, a Venture possui  a série Infinity  tubos calibrados para baixa perda de carga e conexões com engates rápidos, que facilitam a instalação.

 

Qualidade e Profissionalismo

Apesar de parecer uma  tarefa simples, a instalação de rede de ar comprimido é fundamental para seu bom funcionamento.  Além de fatores estéticos, a precisão na instalação garantirá que as especificações do projeto de rede de ar comprimido sejam atingidos. Acima de tudo, escolha sempre equipes capacitadas e experientes para realização desse serviço. A Venture possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em automação e pneumática. Prezamos pela excelência em nossos projetos e serviços, buscando a completa satisfação de nossos clientes.

Para saber mais sobre nossos serviços em redes de ar comprimido, entre em contato conosco!

Fique por dentro das novidades!
Cadastre-se e receba nossas dicas por WhatsApp e E-mail.

Fale conosco

venture@ventureautomacao.com.br

(16) 3368-8763

(19) 99767-6086

Av. Getúlio Vargas, 2260B, Vila Lutfalla | São Carlos SP | CEP 13570-390